Por Trás de um Sorriso - Clínica Odontológica

5 alimentos para evitar comer de aparelho

11/09/2017

5 alimentos para evitar comer de aparelho

 

Especialistas listam itens que podem grudar entre os fios, quebrar braquetes, manchar a borrachinha e fazer o seu sorriso ficar arruinado. Alguns alimentos são verdadeiros inimigos de quem usa aparelho fixo e podem fazer você pagar o maior mico se decidir consumi-los antes de uma reunião ou um encontro. Quer saber quais e por quê? Seguem sete itens que profissionais listaram para a gente.

Quem nunca resolveu chupar uma bala antes de um encontro para deixar o hálito mais fresco e agradável? Pois é, essa tática pode até funcionar para quem não usa aparelho, mas para quem usa, o efeito pode ser contrário.

Cereais

Para onde quer a gente olhe, tem alguém dizendo que comer cereais como aveias e granola faz bem para a saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), elas ajudam a manter as funções gastrointestinais equilibradas. Mas são alimentos extremamente ricos em fibras e isso não é muito bom para os aparelhos.

Torresmo

Um torresminho vai muito bem com uma feijoada, né? Mas a consistência dura do alimento também pode fazer quem usa aparelho fixo pagar mico durante um almoço de negócios. Uma mordida mais sem jeito e pronto, o braquete e o fio podem sair do lugar, criando uma cena um pouco constrangedora.

Casca do pão

Tem gente que escolhe o pão pela casca, mas como todos os alimentos duros e crocantes, essa preferência também pode danificar o aparelho.

Pé-de-moleque e pipoca

Inverno, época de festas julinas, oportunidade de mandar um correio elegante para aquela paquera. Não se você tiver comido um pé-de-moleque ou pipoca antes. O doce é duro e a pipoca tem o milho, ambos podem quebrar um pedaço do dente ao mordê-los, imagina o que não poderia acontecer com um braquete? Melhor evitar.

Refrigerante

Esse tipo de bebida é um problema até para quem não usa aparelho. Sua acidez e o alto teor de açúcar agridem de forma radical o dente.

Maçã do amor

As frutas e os legumes mais duros e fibrosos, como a maçã, cenoura e pêra, precisam ser consumidos com cuidado, pois podem abalar as estruturas do aparelho. Vale lembrar que hoje existem no mercado itens que ajudam a limpar os dentes com aparelhos fixos. Aqueles que gostam de uma maçã do amor também devem ter cuidados!